top of page

SEO e a Ativação dos Mecanismos de Pesquisa


Já se perguntou como o Google seleciona e ordena as páginas que aparecem quando você inicia uma pesquisa? Não?! Então vou explicar.


O Google utiliza um sistema chamado de SEO (Search Engine Optimization, ou seja, Otimização da Ferramenta de Busca).

Foto: divulgação/hostnet

Mas qual a importância desta ferramenta para o jornalismo?

Ela provoca uma ativação de busca, ou seja, quanto mais critérios uma página atender, mais chance há de que ela apareça nos principais resultados, que é os que você provavelmente vai clicar. Então, como sabemos que uma página – seja um blog, jornal ou revista – encara a quantidade de acessos como uma forma de lucro, os veículos online de informação também se utilizam disto.

E quais são os critérios de seleção?

Não é possível dizer ao certo. O SEO é atualizado de 15 em 15 dias, mudando as especificações que elegem os sites mais relevantes. Portanto, é necessário que as empresas estejam sempre atualizadas a respeito deste assunto.


Mas, apesar da seletividade ser relativa, existem algumas dicas que facilitam a ativação orgânica do buscador. Espera... ativação orgânica?

Além dela, existe também o link ou post patrocinado.

Agora, vamos às dicas.

Além disso, o SEO repudia repetição da mesma palavra por mais de cinco vezes no mesmo texto (use sinônimos) e lê as três primeiras palavras do título para refinar a busca. Abaixo temos exemplo...


Do que não ativa o mecanismo de pesquisa:

E de como deveria ser para ativar:

Percebeu que as três primeiras palavras mudaram? São elas que uma pessoa interessada no assunto provavelmente vai digitar na barra de um buscador, ativando assim a ferramenta de SEO.


PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page